Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

NÃO SE ACOVARDE. NÃO ABDIQUE DA POLÍTICA DA TUA VIDA

Um amigo agricultor, com sabedoria de produtor, um dia me disse — "A política é como porco no mangueirão, quando se coloca a comida no cocho são os porcos mais ruins, mais famintos e desesperados que atropelam todos para comer."
O povo de bem, o cidadão qualificado na própria atividade e profissão, concentrado em seus ideais de trabalho, não se arroja nesta aventura arrivista e imediata, que se lhe oferece uma sobrevivência sem a competição e mérito profissional, basta a disposição e o tempo livre para se agarrar ao poder, o objetivo é o método. O problema é que todos os demais cidadãos, que produzem e sustentam a economia e as reais virtudes sociais, aplicados em seus trabalhos, acabam reféns deste poder descomprometido com suas causas, e os escraviza no ânimo, na vontade dos que passam a comandar as Leis e as Instituições Democráticas.
Você que detesta a política, justamente porque ela é frequentada por interesses alheios às virtudes da comunidade, está se acovardando na ocupação do próprio futuro, na direção do próprio destino e de seus descendentes, e entregando o poder de decisão a quem reprova e que te rouba o esforço coletivo.
Não basta externar a tua repulsa, o teu asco ou tua indignação.
Evitar o assunto, ou se ausentar da crítica.
Se omitir não é a resposta.
Somos política, das nossas vidas.
Que as conduzamos e não sejamos conduzidos.