Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

CONFINADA ETERNAMENTE NA SAUDADE

Uma menina foi morta esta semana em Campo Grande, uma menina que escolheu abraçar as artes para sobreviver, professora de Música, tinha mestrado na Universidade Federal.
Foi abatida cruelmente, covardemente, o corpo estava parcialmente nu e queimado, abandonado na beira de uma estrada, e foi encontrado enquanto ainda era consumido pelas chamas.
Os indícios preliminares levantados pela Polícia é de que foi morta com pancadas na cabeça, mas o laudo pericial vai detalhar e apontar, inclusive, a possibilidade de violência sexual concorrente.
Já existem suspeitos detidos. Sim, teriam sido vários os autores.
O motivo, um roubo, queriam a sua riqueza que conquistara na luta diária de sobrevivência.
Ela vivia em um pensionato, um domicílio coletivo de baixo custo, e o inventário inicial da polícia aponta que tinha uma bicicleta, um violão, um pequeno cão e o seu veículo, ano 1992, pequeno e modesto, comprado a prestação e que foi roubado na ocasião de sua morte.
Ela teria a idade da minha caçula, talvez pouco menos, mas vi o seu sorriso nas fotos, parecia muito com o da minha filha.
O mundo perdeu uma Musicista, uma artista, mas ganhou um (ns) assassino (s), que vai (vão) fazer uma estadia na prisão.
Sim, será uma estadia provisória, a nossa legislação penal é muito frouxa, e a nossa Lei de Execuções Penais transformou a prisão em abrigo temporário, e com a progressão de penas fazendo da punição um escárnio, e incentivando o crime. Quase ninguém fica recluso, na verdade.
E parte das nossas prisões tem donos, e não é o Estado ou a Administração Pública, é o crime organizado que domina os códigos internos, que impõem as regras e vantagens à população carcerária, que só reconhece esta autoridade. Quanto mais criminoso e perigoso, maior é o prestígio do chefe dentro do sistema. Geralmente os de pena mais longas, fregueses contumazes, reconhecidos e temidos por todos.
Ora, você nunca recebeu um telefonema deles? Te extorquindo pelo falso sequestro de um familiar? Ou tentando outro golpe para tomar o teu suado dinheiro, geralmente com um coautor livre que executa o crime?
Não os maltrate ao telefone, eles podem se zangar, e na saidinha dos dias dos pais, ou de Natal, podem tentar uma vingança, ou mandarão que façam por eles.
Então, o (os) assassino (s) desta jovem e linda menina vai (ão) engrossar estas fileiras, esta escola, e não sairá (rão) melhor (es), mas certamente em breve.
A Educação é sempre o mantra nos discursos de quem não reconhece no endurecimento da legislação penal o eficiente combate à violência.
Mas eu digo, com minha modesta, mas rica experiência na segurança pública, a Educação previne o criminoso, mas não o crime.
Na verdade, boa (de significativa) parte dos que votam as leis, trabalham contra o seu rigor, a sua força, eficiência e dura sanção, e sabemos por quê.

Eu queria ver o sorriso e a música desta menina livres pelo mundo, desfilando pela minha cidade, estamos precisando muito disto, mas será confinada a apenas uma lembrança, uma saudade. 
Meus sinceros sentimentos à sua família e amigos.