Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

INÍCIO DE 2012 COM BOAS RISADAS


Ganhei do meu filho a trilogia Amici Miei (Meus Caros Amigos), e muito embora Nanny Loy tenha dirigido último filme da série, Mario Monicelli, com seu estilo, talento e originalidade, está na gênese desta obra prima, como o diretor responsável por algumas das melhores comédias italianas.
Cinco amigos, senhores de meia idade que se recusam a abandonar as traquinagens adolescentes, vivem de pregar peças, da mais pura picardia, zombando da vida e celebrando a amizade e o hedonismo, sem limites.
Gargalhadas revisitadas desde a década de 70, época do lançamento do primeiro filme da série, que reúne monstros sagrados como Ugo Tognazzi, Philippe Noiret e Adolfo Celi, inolvidáveis.
Monicelli, o mestre da Commedia all’italiana, que até então havia me feito rir como nunca em L’Armata Brancaleone, com o impecável Vittorio Gassman em um dos seus melhores protagonismos, faz a comédia do cotidiano, dos tipos da vida real, com humor sarcástico, às vezes até negro, que pilha as incongruências da alma humana.
Despejou tanta alegria nas telas para se despedir da vida aos 95 anos, com um extremo ato que é um paradoxo com a sua obra.