Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

SAMBA DO BIXIGA

Ninguém cantou São Paulo como Adoniran Barbosa, aliás, João Rubinato era o verdadeiro nome deste paulista de Valinhos, filho de italiano que adotou a cidade de São Paulo como seu domicílio definitivo.
Se vivo fosse faria 100 anos neste último 06 de agosto, e foi justamente homenageado pela cidade com a qual se identificou como ninguém.
Todos os jornais, por estes dias, falavam de suas músicas, do seu estilo inconfundível de caipira da metrópole.
O sotaque macarrônico que imprimiu aos seus sambas virou marca registrada, e acentuando propositadamente os erros de português criou frases imortais como “Se o sinhô num tá lembrado dá licença de contá”.
Boêmio, rodava pela noite de Sampa onde, nas suas palavras, se sentia como “A lâmpida e as mulheres são as mariposa”.
E buscando sempre uma boa noitada reclamou uma vez assim: “O Arnesto nos convidou prum samba ele mora nu Brás, nóis fumos e não encontremo ninguém”.
Imortalizou um trem e uma singela estação de subúrbio na sua poesia ingênua.
Fez todo mundo cantar como miseráveis, perdidos na grande cidade, e despejados de um velho cortiço, mas celebrando uma amizade solidária, incondicional.
Ator, humorista consagrado dos famosos programas de rádio da época, com auditório e orquestra, jamais abandonava o terno, o chapéu meio surrado e a gravata borboleta.
São Paulo teve seu Carlitos.