Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

SENTINELA DA CIDADANIA

O “Mensalão”, aquele que “não existiu”, foi enfim reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em sede de Ação Penal do Ministério Público, como um esquema de corrupção para cooptação de apoio político.
E a ultima instância de Justiça do país, por maioria absoluta de seus membros, condenou não apenas líderes político- partidários, mas também funcionários públicos e agentes da iniciativa privada que contrataram com o Estado, em uma teia de dissimulações e desvios de poder que culminaram em várias e diversas ilicitudes.
Nunca antes neste país uma condenação contra a corrupção foi tão emblemática, veemente, com tanta ressonância junto à população e envolveu personagens tão poderosos, aproximando o Poder Judiciário do cidadão, e ao seu senso de Justiça.
É evidente que a corrupção não é peculiaridade nem exclusividade de uma agremiação ou partido, ela é uma chaga na política nacional, transcende o discurso ideológico e é visceral a qualquer projeto de poder absoluto, sem controle.
E não será incensada por discursos ou boa vontade dos políticos, de qualquer espectro ideológico, sequer por agremiações partidárias que se anunciam como vestais da moralidade pública, senão pela efetiva atuação da cidadania.
A corrupção não é inerente ao poder mas é uma das suas vicissitudes, como é o abuso que assedia e seduz o homem que logra algum poder ou autoridade sobre os demais.
A eterna vigília é o preço permanente de uma República Democrática — e o único antídoto contra a corrupção.
Desde a Constituição de 1988 uma instituição tem desempenhado um decisivo papel neste desvelo, o Ministério Público, que ganhou poderes legitimamente republicanos, altruísticos, nesta nova Carta Magna.
Suplementar e concomitantemente — e muitas vezes em conjunto — aos demais órgãos investigativos, especialmente a Polícia Federal que tem realizado resultados profícuos em suas diuturnas operações,  o Parquet tem se constituído em  sentinela da cidadania.
O Fiscal da Lei, do interesse coletivo, da moralidade pública, e patrono das causas caras à cidadania, está sob séria ameaça e na iminência de sofrer uma ação letal, que resultará no seu enfraquecimento institucional.
Tramita no Congresso uma proposta de emenda constitucional que pretende retirar do órgão — que tem provocado permanente terror nos maus agentes públicos — os poderes investigatórios, a qual, se aprovada, terá como consequência o esfacelamento de sua legítima função.
Você pode se manifestar contra esta tentativa, subscrevendo o abaixo-assinado e registrando o seu repúdio contra esta proposta — que não atende aos interesses do povo, do cidadão brasileiro.