Um blog pessoal para compartilhar ideias com amigos e familiares. Todos os posts de autoria exclusiva do autor, e eventuais citações de terceiros com nomes dos respectivos autores e/ou textos destes em destaque. PauloCCSaraceni

JAZZ, ACIMA DE TUDO A PERFEIÇÃO INSTRUMENTAL

O berço parece inegável que foi New Orleans, hoje tristemente devastada por uma tragédia natural, o furacão denominado Katrina. Resultado da rica tradição musical da raça negra que usou a música para sublimar o sofrimento e gritar por sua liberdade no continente, e que produziu um universo de ritmos como o próprio samba em nosso país, bem como o Blues e o Negro Spirituals, sendo que estes dois últimos estão na gênese do próprio Jazz nos EUA.
Um elemento fundamental no Jazz é o improviso, a criação sobre um tema musical sem perder de vista a linha principal da própria canção com variações instrumentais que a enriquecem em arranjos e acordes . A beleza está no virtuosismo e na performance dos músicos na execução da música, as chamadas Jam Sessions.
Minha afeição e gosto pelo Jazz vem da minha especial atração pela música instrumental, rica de sopros (sax, trompete e clarinete).

Faz muito bem aos ouvidos e à alma o sax de John Coltrane, Stan Getz e Dexter Gordon , os trompetes de Miles Davis, Chet Baker e Dizzy Gillespie, o piano de Duke Ellington , a guitarra de George Benson e a voz de Billie Holiday, entre outros.
Você que quer descobrir e apreciar pode começar pelas Big Bands , algumas muito populares nos EUA nas décadas de 30/40/50 e até 60 do século passado, executando um Jazz com swing dançante e muita riqueza instrumental, algumas delas fizeram sucesso mesmo em nosso país como Glenn Miller e sua Orquestra, que com o seu estilo e arranjo inconfundível contaminou as nossas orquestras nacionais que reinavam nos salões de baile da época, como a inesquecível Pedrinho e sua Orquestra Guararapes, da minha terra natal. E como Pedrinho e muitas outras no interior de São Paulo, por todo o Brasil floresceram muitas orquestras e conjuntos musicais que praticamente desapareceram.
Além de Glenn Miller, outras Big Bands popularizaram a música instrumental, um Jazz com ritmo dançante e sem a performance do improviso, como Benny Goodman, Les Brown, Charlie Spivak, Artie Shaw, Jimmy Dorsey, Stan Kenton, Tommy Dorsey, Count Basie, Harry James, entre tantas.


(OBS: as ilustrações são cópias de estampas da minha discoteca particular)